SIGA-NOS
Formulário de Contato

Blog

Exercícios Abdominais Emagrecem?

Exercícios Abdominais Emagrecem?
Os exercícios abdominais são de suma importância nos treinamentos, seja na academia para praticantes que buscam saúde ou para atletas que estão em busca de melhor rendimento.

Essa região é composta por quatro músculos divididos em dois grupos: Reto abdominal e o oblíquo externo, que são superficiais e o oblíquo interno e o transverso abdominal, que são músculos profundos.

Os músculos abdominais tem uma função importante no controle da postural e na prevenção de lesões na coluna lombar. Evidências médicas sugerem que 80% das dores na coluna lombar são causadas por músculos fracos no tronco (Campos, 2004).

O treinamento pode beneficiar essa musculatura, melhorando força, aumentando o rendimento, aumentando a segurança na execução de outros exercícios, melhora postural, estética abdominal, hipertrofia muscular (aumento do músculo).

Os músculos abdominais são constantemente solicitados no treinamento, quer seja praticado treino de corrida, musculação, ginástica, ou qualquer que seja. Essa musculatura estará estabilizando o tronco na realização dessas tarefas.

Os Músculos abdominais fracos podem ser um limitante no treinamento, vou dar um exemplo: um praticante de treinamento de força (musculação), no exercício de agachamento com pesos livres pode ter seu desempenho comprometido caso a região esteja enfraquecida, os músculos da perna podem até estar bem fortes, mas o abdômen limitará o exercício pelo fato de não ser resistência o suficiente, pois sua função nesse caso é a estabilidade do tronco e proteção da coluna lombar. Dessa forma pode haver uma sobrecarga excessiva nos discos intervertebrais, podendo levar a uma lesão futuramente nesta região.

Muitas pessoas acreditam que exercícios abdominais são para emagrecimento, dessa forma treinam a região com um número excessivo de exercícios, séries e repetições (volume), esse tipo de exercício é anaeróbio, consequentemente a energia necessária virá dos carboidratos e não das fontes de gordura.

Para que passe a ser aeróbio deverá ser realizado por um período longo de tempo, o que passa a não ser interessante, pois poderá comprometer a coluna lombar do praticante.

Já está bem documentado na literatura cientifica que a mobilização de gordura como fonte de energia é proveniente do corpo como um todo. Mais um motivo para dosar o exercício, não sobrecarregando apenas um local.

Esse tipo de erro, ou seja, o exagero é o mais comum, que encontramos, pois quase todas as pessoas aderem a um plano de exercício, estão querendo perder peso ou mostrar um abdômen definido.

Para que os objetivos estéticos sejam conquistados é necessário uma alimentação equilibrada, favorecendo um balanço calórico negativo (menor consumo e maior gasto), exercícios aeróbios e o fortalecimento da região abdominal.

Agora você já sabe a finalidade do treinamento abdominal, que é fortalecimento e não emagrecimento.

Procure uma boa orientação para não ter risco nos treinos e atingir os resultados almejados com segurança.

Bom treino!!

Referência bibliográfica

Campos M. A. Exercícios abdominais: Uma abordagem prática e científica. Rio de Janeiro: Sprint, 2004.
Postado: 07/12/2015

Deixe o seu comentário

0Comentários