Musculação para Crianças e Adolescentes

As aulas de Educação Física são de suma importância nas escolas, para crianças e adolescentes. Nessa aula são trabalhadas diversas habilidades motoras e capacidades físicas, tais como coordenação motora, habilidades manipulativas, flexibilidade, resistência aeróbia e força. É necessária que haja essa disciplina na escola para o aluno aprender a cuidar de sua saúde e evitar doenças precoces, diabetes, hipertensão, obesidade, etc…

Todos concordam que o exercício físico e esporte faz bem para a saúde, é um consenso entre os profissionais de Educação Física, médicos e leigos. Mas algumas modalidades não são bem vistas por profissionais da área da saúde e pela população, a musculação (treinamento de força) é um exemplo.

Podem crianças ou adolescente fazer musculação?
São questionamentos que surgem na cabeça das pessoas há bastante tempo. Eu te respondo que seu filho na mais tenra idade já faz musculação. Como assim? Quando ele carrega sacolas do mercado para você, baldes com água, empurra o sofá, carrega malas, empurra geladeira, subir em árvore quando brinca, e os exemplos vão longe, me deterei por aqui.

Quando são realizadas essas atividades da vida diária, está sendo exercitada a capacidade física de força, e outras que já citei no começo do texto.

As crianças e adolescentes podem fazer musculação (treinamento de força). Não é muito comum ver as crianças em salas de musculação, porém adolescente é mais frequente. Um dos motivos que as crianças não aderem o treinamento com pesos é a monotonia desses locais, lembrando que crianças aderem com facilidade esportes que envolvam ludicidade, brincadeiras e brinquedos. O personal trainer que for trabalhar esse público deve ser dinâmico, criativo, entrar no mundo da criança, dar uma aula na linguagem lúdica.

Crianças e adultos são iguais?
As respostas fisiológicas das crianças e adolescentes são diferentes dos adultos, deve ser levado em consideração na montagem e execução dos exercícios, adaptar matérias, equipamentos e ter muita criatividade. Ter cuidado para não exagerar nos exercícios, independente da idade.

Musculação atrapalha o crescimento?
O exercício físico deve ser prescrito de forma individualizada para qualquer faixa etária, seja qualquer modalidade de exercício. O planejamento de musculação para crianças, adolescentes deve levar em consideração aspectos do desenvolvimento motor e fisiológico, etc… Fala-se muito que a musculação atrapalha o crescimento, isso é um mito muito antigo. O que faz com que crianças ou adolescentes, interrompam o crescimento, é treinamento excessivo. Isso é em qualquer esporte ou exercício físico que exceda, sobrecarregue as articulações. Isso faz com que o disco de crescimento (localizado nas extremidades dos ossos) interrompa o crescimento.

Se você tem crianças e adolescentes em casa, sejam filhos ou sobrinhos, fique extremamente preocupado se a prática de esporte exercício físico não vem sendo aderida. E o excesso vem ocorrendo tais como: televisão, internet, jogos de vídeo game, alimentação impropria baseada em doces, sal, frituras, fast food, etc.

Procure um personal trainer para a uma boa orientação nos exercícios físicos.
cleyton.jpg
Clayton Souza - Personal Trainer,
Pós Graduado em Fisiologia do Exercício (UNIFESP/EPM).
Postado: 09/09/2016
Tags:

Deixe o seu comentário

0Comentários

Voltar