Porque Começar o Ano Fazendo Exercício Físico

Exercício físico está na lista dos projetos do ano novo de várias pessoas. Neste inicio de ano, o planejamento de ser mais saudável ganha força, praticar exercício físico, manter uma alimentação equilibrada, ganhar mais disposição e saúde.

Nesta matéria de inicio de ano, vou mostrar alguns benefícios de se ter uma vida ativa, através da prática do exercício físico. Motivos pelos quais, você entrará em movimento e usufruirá de uma vida mais saudável e produtiva.

Confira a lista dos 10 motivos para iniciar o ano de 2017 fazendo exercício físico.

1- Melhora a saúde
O exercício físico é muito importante na promoção de saúde, possibilita a prevenção de doenças, retardo e faz parte do tratamento de diversas enfermidades.  A indicação do exercício físico para a saúde e qualidade de vida é unanime entres os profissionais da saúde.

2- Emagrecimento
O exercício físico é um potente aliado no processo de emagrecimento, junto com uma alimentação equilibrada. Faz com que a perda de gordura corporal ocorra e preserva a massa muscular ou até aumentado os músculos. Esses benefícios que tem para os músculos favorece a perda de gordura, pois o organismo fica mais acelerado.

3- Aumenta a massa muscular e óssea
O treinamento físico pode aumentar a massa muscular e óssea. Independente da modalidade de treino que se escolha, lembrando apenas que algumas modalidades tem um potencial maior nesse quesito, como exemplo os exercícios de força. Melhorar ou manter uma boa massa muscular e óssea ajuda em ter uma boa estrutura, seja para ter uma boa estabilidade do corpo, manter uma boa postura ou proteger o corpo de quedas.

4- Saúde cardiorrespiratória
Exercícios físicos aumentam a capacidade do coração e pulmão, possibilitando um ganho de condicionamento aeróbio e prevenção de doenças cardíacas principalmente. Alguns exemplos, caminhada, corrida, andar de bicicleta, natação. Realizados numa intensidade baixa a moderada, podem trazer muitas melhora. Pessoas mais experientes podem fazer em uma intensidade moderado para intenso.

5- Prevenção de doenças
O exercício retarda o aparecimento prematuro de doenças. Muitas doenças aparecem por falta de exercício físico e alimentação inadequada, porém temos as doenças hereditárias, aquelas que são de família que se não forem prevenidas aparecem facilmente.

6- Controle de doenças já existentes
Doenças tem sido controladas com a terapia não medicamentosa, entre essa o exercício que é eficaz no processo de estabilização das enfermidades do organismo e tem sido recomendado por médicos. A prática do exercício físico leva muitas vezes uma redução da medicação pelo médico, melhorando a saúde do paciente, pois uma redução na medicação leva a reduzir efeitos colaterais do remédio. Alguns exemplos de pacientes beneficiados são, cardíacos, hipertensos (pressão alta), diabéticos, osteoporóticos, etc.

7- Mais disposição
Pessoas que estão engajadas em um programa de exercício físico sentem-se mais dispostas para atividades laborais, intelectuais, etc.. A produtividade aumenta seja em qualquer área da vida.

8- Melhora do sono
O sono melhora por pessoas que fazem exercício físico, principalmente por aqueles que tem insônia. Apenas uma orientação, realizar os treinos pela manhã ou no começo da tarde para obter o efeito eficaz.

9- Aumenta a autoestima
O exercício físico melhora a autoestima, favorece uma satisfação da pessoa consigo mesma. A possibilidade de superar limites, ganho condicionamento, um corpo mais saudável, a liberação de hormônios na corrente sanguínea.

10- Alivia o estresse
O excesso de trabalho, muita agitação das grandes cidades e preocupações levam as pessoas a estarem cada vez mais estressadas. O exercício faz com que o organismo libere hormônios, como exemplo as endorfinas que dão prazer, bem estar e alivio.
cleyton.jpg
Clayton Souza - Personal Trainer,
Pós Graduado em Fisiologia do Exercício (UNIFESP/EPM).
Postado: 03/01/2017
Tags: tag1, tag2, tag3, tag4

Deixe o seu comentário

0Comentários

Voltar