Postagens

Qual O Melhor Exercício Físico?

O exercício físico deve ser praticado por todos, os benefícios são inúmeros. Já parou para pensar qual é o melhor exercício? Seria a corrida, natação, musculação, pilates, dança? Já parou para pensar ou ouviu alguém comentando a respeito?

Quando pensamos em fazer exercício, devemos primeiro pensar em para quem é e qual o objetivo do programa de exercício ou seja, existem pessoas diferentes e objetivos diversos. Um bom programa de treinamento físico, que seja voltado para a saúde, deve priorizar algumas componentes, tais como: capacidade cardiorrespiratória, força, flexibilidade e composição corporal.

Algumas modalidades de exercício desenvolvem bem uma capacidade física especifica, porém devem ser complementadas por outra modalidade. Vou dar um exemplo, imagine que você pratica corrida, que é um exercício que desenvolve bem a capacidade cardiorrespiratória (na intensidade apropriada). Deve também ser complementado por outras modalidades de exercício, que possam desenvolver a força muscular, flexibilidade (alongamento). Dessa forma seu desempenho vai melhorar, afinal de contas na corrida precisamos de força, flexibilidade.

Um bom programa de exercício físico deve desenvolver diversos componentes da aptidão física, pois serão solicitados na prática esportiva ou no dia a dia. Caso pratique um exercício específico, complemente com outro para ter um mais benefício.

Lembre-se, existem exercícios físicos que desenvolvem melhor uma capacidade, isso não exclui a necessidade de desenvolver outros componentes, que podem ser trabalhados com outras modalidades ou com treinos específicos. Procure fazer exercícios que você tem mais afinidade, dessa forma você tem maior chance de alcançar seus objetivos.

Procure sempre um personal trainer ou profissional de educação física, competente para te ajudar.
cleyton.jpg
Clayton Souza - Personal Trainer,
Pós Graduado em Fisiologia do Exercício (UNIFESP/EPM).
Postado: 25/01/2016
Tags:

Deixe o seu comentário

0Comentários

Voltar