Você Deve Se Exercitar Quando Está Resfriado?

Quando um indivíduo que se exercita regularmente em algum momento terá que decidir entre faltar ao treino ou ir se exercitar durante um resfriado.

Essa costuma ser uma decisão dificultada pela incerteza quanto a uma série de exercícios piora sua condição ou talvez fazê-lo (a) se sentir melhor.

Da próxima vez que contrair um resfriado, siga essas diretrizes gerais para decidir se deve exercitar ou tirar o dia para descansar.

Geralmente, não há problema em se exercitar durante um resfriado, desde que os sintomas estejam localizados acima do pescoço, em outras palavras, se você manifestar sintomas que se limitem a um nariz escorrendo, congestão nasal e dor de garganta leve.

Mesmo assim, durante um resfriado, você provavelmente deverá diminuir a intensidade do treino e evitar aqueles de alta intensidade/longa duração.

Caso seus sintomas de resfriado sejam intensificados com a prática de atividade física, pare de se exercitar e repouse. Você poderá retomar sua rotina de treinos gradualmente, à medida que começar a se sentir melhor.

Em contraste com as recomendações anteriores, existem algumas situações em que você não deve se exercitar.

Por exemplo, você deve adiar o treino se apresentar sintomas de resfriado localizado abaixo do pescoço (congestão no peito, tosse ou dor de estômago).

Além disso, não se exercite caso esteja febril, com fadiga geral ou dores musculares amplamente disseminadas.Você poderá retornar o treino quando os sintomas localizados abaixo do pescoço tiverem passado e a febre tiver desaparecido.

Bom treino!!

Texto extraído: POWERS S. K, HOWLEY E.T. Fisiologia do exercício: Teoria e prática ao condicionamento e desempenho. 8. ed. São Paulo: Manole, 2014. p. 136-137.
cleyton.jpg
Clayton Souza - Personal Trainer,
Pós Graduado em Fisiologia do Exercício (UNIFESP/EPM).
Postado: 17/12/2015
Tags:

Deixe o seu comentário

0Comentários

Voltar