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Exercício Aeróbio e Fôlego

Exercício Aeróbio e Fôlego
O exercício aeróbio é bem praticado, por pessoas que querem ganhar condicionamento cardiorrespiratório, que desejam acrescentar um fôlego a mais no dia a dia.

O que são os exercícios aeróbios? É uma modalidade de treinamento físico, que prioriza o oxigênio dentro do músculo, para a obtenção de energia para realizar o treinamento. Alguns exemplos de exercícios físicos aeróbio são: caminhadas, corridas, natação, andar de bicicleta, tudo com longa duração e numa intensidade moderada.

Vou pegar duas modalidades bem praticadas, a corrida e natação. Porque muitas pessoas não conseguem, correr ou nadar por longas distâncias? Relatam que sentem falta de ar, e encerram o exercício muito antes do esperado.

Um bom truque para conseguir prolongar o exercício, é começar lentamente, fazer com que o corpo aqueça. Quando começamos a fazer exercício e queremos prolongar ele, devemos ir aos poucos. Há explicação fisiológica para isso. Quando iniciamos o exercício, a energia dentro do nosso músculo provem de fontes anaeróbias (ausência de oxigênio), pois é a energia que está mais fácil para o músculo utilizar.

Embora você esteja bem condicionado na academia, a interrupçãodo exercício aeróbio é muito frequente, pois a respiração tem que estabilizar. Existe um atraso na respiração, em atletas e pessoas bem treinadas, esse período passa rápido, sedentários e iniciantes ficam mais tempo nessa zona de desconforto.  Lembre-se estou me referindo o que está acontecendo dentro do músculo que repercute no seu fôlego.

A dica que deixo para você que já corre, mas não consegue prolongar o exercício ou pretende começar, é que inicie lentamente o treinamento, que o seu fôlego vai estabilizar mais ou menos entre uns 5 minutos.

Essa resposta é normal em qualquer pessoa que seja saudável. Atleta, pessoa bem condicionada ou quem está iniciando a pratica de exercício aeróbio, vão passar por essa zona de desconforto respiratório.

Bons treinos!!

Clayton Souza- Personal Trainer, Pós Graduado em Fisiologia do Exercício (UNIFESP/EPM).
Postado: 29/08/2016

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