SIGA-NOS
Formulário de Contato

Blog

Exercício e Fome

Exercício e Fome
Há muito tempo se fala sobre exercício físico e sua relação com a fome. Você já deve ter conversado, com algumas pessoas ou ouvido falar que ao fazer exercício à fome aumenta. Será que essa afirmação é verdadeira?

O exercício é benéfico ao organismo, retarda doenças, trata das já existentes. A área da saúde conta com o exercício, como forte aliado na manutenção da saúde ou no tratamento dela.

Mas, nossa questão hoje é a fome ou apetite. Em experimentos científicos com ratos, submetidos a exercício em esteira rolante, por volta de 20-60 minutos a fome diminuiu e o peso baixou.

Os trabalhos científicos com humanos vem apontando que o exercício favorece a diminuição do apetite. Principalmente o exercício intervalado de alta intensidade, mais conhecido como HITT. A essa diminuição do apetite os cientistas do exercício dão o nome de anorexia induzida pelo exercício.

Esses exercícios de alta intensidade favorecem um gasto energético alto nos dias posteriores aos treinamentos, tem se observado que não ocorreu uma compensação na ingestão alimentar.

E as pessoas que alegam sentirem fome pós exercício? Muitas delas por fatores psicológicos, por realizarem o treinamento tentam compensar na ingestão alto dos alimentos. Porém cientista do exercício vem demonstrando o contrário, quando ser faz exercício a uma redução do apetite, favorecendo o controle e redução do peso.

O exercício físico mostra-se mais uma vez, um forte aliado no combate ao excesso de peso ou obesidade, pois além de gastar muita energia, pode regular o apetite, fazendo com que as pessoas comam menos.

Fica a dica!

Clayton Souza- Personal Trainer, Pós Graduado em Fisiologia do Exercício (UNIFESP/EPM).
Postado: 19/05/2016

Deixe o seu comentário

0Comentários